Com atendimento ao público suspenso desde 21 de março por causa da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) de Sorocaba reabriu o atendimento presencial na última quarta-feira (26) no Poupatempo, mas, alguns serviços ainda não foram normalizados e usuários relatam que desde o início da pandemia aguardam resolução de suas pendências.

O posto da avenida Quinze de Agosto, 4.800, no Jardim Leocádia, em Sorocaba, continua fechado.

O Poupatempo admite que a entrega das CNHs foi suspensa durante o período em que as unidades de atendimento estavam fechadas, devido à pandemia, mas diz que para ter acesso ao documento, os motoristas foram orientados a baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal, que tem a mesma validade do documento imprenso em todo o país.

Para atender quem solicitou documentos antes do fechamento das unidades, o Poupatempo e o Detran-SP enviaram, via Correios, os RGs e as CNHs para os endereços de cadastro de cada cidadão. Neste período, mais de 200 mil documentos foram enviados em todo o Estado, sendo 4.020 só para a cidade de Sorocaba. O Prodesp diz que, no caso de Ivete, o documento pode ter sido enviados via Correios, mas retornado devido a inconsistências nos dados cadastrais ou mesmo a ausência da pessoa no imóvel.

 

No caso da retirada do CRV, como o de Antunes, o Detran informa que promoveu as entregas via drive thru. Até o momento, foram retirados mais de 660 mil documentos, mais de onze mil em Sorocaba. Para agendar a retirada, orienta o órgão, basta escrever para o “Fale Conosco” no site ou aplicativo do Detran ou do Poupatempo. O prazo para retorno é de até seis dias úteis.

O Prodesp informa que mesmo fechada ao público, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), também conhecida como Detran de Sorocaba, continuará sendo utilizada para procedimentos internos, como área de retaguarda dos atendimentos prestados pelo Poupatempo. Já nos municípios onde não há postos do programa, as unidades do órgão estadual de trânsito continuarão realizando o atendimento à população. Todos os serviços relacionados à documentação, veículos ou infrações de trânsito aplicadas pelo órgão podem ser feitos presencialmente no Poupatempo Sorocaba, localizado na rua Leopoldo Machado, 525. O atendimento é realizado mediante agendamento pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo “Poupatempo Digital”.